Os atores que foram o Superman!

Apresentamos todos aqueles que foram o Homem de Aço nas telas!
A foto acima, do novo Superman do cinema, David Corenswet, causou verdadeiro alvoroço entre os fãs e não fãs de heróis.
Enquanto alguns se atentaram a aparência do ator, outros se fixaram nos detalhes do uniforme.
Antes de estreia do filme (que estamos aqui do Super Tribo empolgados para ver), listamos todos os atores que fizeram o “Último Filho de Krypton”.
Kirk Alyn (1948 – 1950) – o Pioneiro

O primeiro Superman das telas nasceu no estado de New Jersey (EUA) em 1910. Com 1,85 de altura, Kirk foi o primeiro ator a interpretar o personagem em live-action. Era comum passarem seriados no cinema, com episódios em sequência, e Kirk estrelou dois deles com o Homem de Aço:, “Superman” (1948) e “Atom Man vs Superman” (1950).

2 – George Reeves (1951 – 1958) – Sucesso e tragédia

George Reeves nasceu no estado de Iowa (EUA) em 1914. O ator tinha 1,85 m e ficou famoso por estrelar a série de televisão “As Aventuras do Superman”, de 1951 a 1958. Em 1952, atuou no filme “Superman contra os Homens Toupeira”.
Uma curiosidade é que na série de tv o uniforme do herói na realidade era marrom e cinza claro, pois o programa era gravado em preto e branco.

Apesar da fama e dinheiro, Reeves não conseguia outros papéis, o que deixou o ator frustrado. Em 1959 foi encontrado morto em sua casa, em Los Angeles. Até hoje sua morte é cercada de mistérios.
Sua vida foi tema do filme “Hollywoodland”, de 2006, com ninguém mais ninguém menos que Ben Affleck (o futuro Batman), fazendo o papel de Reeves.

3 – Christopher Reeve (1978 – 1987) – O ícone

Christopher Reeve nasceu no ano de 1952, em Nova York. O ator era um desconhecido quando foi escolhido para viver o herói, no ano de 1977.
Era impossível ignorar que Reeve, com 1,93 m, fazia crer que o Superman tinha saltado das páginas dos quadrinhos para as telas. Com um elenco estelar, “Superman – O filme” se tornou um sucesso gigantesco e para muitos até hoje, é um dos melhores filmes de super-heróis da história.

Uma curiosidade: na versão estendida, uma jovem Lois Lane vê Clark correndo pela janela do trem. Quem faz seu pai é Kirk Alyn, o Superman de 1948.

Reeve alcançou o estrelato com o papel e protagonizou mais três filmes como o personagem.
Mas se “Superman II – A aventura continua” foi ótimo filme e outro sucesso, as outras duas sequências deixaram a desejar (“Superman III” e “Superman IV – Em busca da paz”, que aliás foi produzido pelo próprio Reeve).



Em 1995, o ator sofreu um acidente que o deixou tetraplégico. Após esse fato, ele se dedicou a financiar estudos para uso de células-tronco.
Reeve faleceu em 2004, deixando milhares de fãs pelo mundo todo.
Para muitos, ele sempre será o Superman definitivo.
4 – Dois “Superboys” na mesma série – (1998 – 1992)
Em 1988, estreia a série ‘Superboy”, focada na juventude do herói. O ator escalado para viver o jovem Clark Kent foi John Haymes Newton (abaixo), nascido no estado da Carolina do Norte em 1965.

Mas durante a segunda temporada, Newton foi substituído por Gerard Christopher (foto abaixo), ator nascido em Nova York em 1959. Gerard ficou até o fim da série em 1992.

5 – Dean Cain (1993 – 1997) – O romântico entre tapas e beijos

Dean Cain nasceu em 1966 no estado do Michigan (EUA). Entre 1993-1997, interpretou Clark Kent/Superman na série “Lois & Clark – As novas aventuras do Superman”.
A dinâmica da série era focada nas vidas pessoais de Clark e Lois, desde o início de sua relação, passando por sua rivalidade profissional até o romance do casal, fugindo quase sempre do tradicional tema “herói-vilões”.
O programa foi um enorme sucesso, muito por conta de química de Cain com a sua co-estrela Teri Hatcher, que vivia Lois Lane. A série durou quatro temporadas e no último episódio, Lois e Clark se casaram.
6 – Tom Welling (2001 – 2011) – De Smallville para sucesso mundial

Tom Welling nasceu no estado de Nova York no ano de 1977. Com um 1,90 m, sua aparência remetia a Christopher Reeve.
Bom ator, ele conseguia passar a bondade e ingenuidade do jovem Clark.
A série foi um sucesso e colocou Welling e outros atores da série como estrelas mundiais. Tanto que muitos fãs gostariam que o ator fosse o Superman nos cinemas, tal a identificação com o personagem.

Uma curiosidade é que diversos atores que atuaram no universo do Superman em outros filmes e séries apareceram na série: Annette O’Toole, a mãe de Clark Kent, foi a Lana Lang em Superman III; Christopher Reeve interpretou um cientista que ajudaria Clark a conhecer o seu passado Kryptoniano; Margot Kidder, a Lois Lane dos filmes de Reeve, também apareceu como uma cientista; Dean Cain surgiu como um vilão; Helen Slater, que foi a Supergirl no mal-sucedido filme da heroína de 1984, fez o papel de Lara-El, a mãe kryptoniana do Superman.
7 – Brandon Routh (2006 e 2019) – Um ator certo na hora errada

Brandon Routh nasceu no estado de Iowa (EUA) no ano de 1979. O ator de 1,89 m venceu vários candidatos para ser o Superman na retomada dos filmes do herói, cujo último tinha sido em 1987.
O diretor Brian Synger optou por continuar a história dos filmes anteriores de Reeve, e a história, que poderia ser uma homenagem, quase foi uma reciclagem das ideias do filme de 1978.
A recepção ao filme foi morna e praticamente encerrou os voos de Brandon Routh como Superman nos cinemas, ainda que o ator não tivesse culpa alguma do insucesso do filme.
Em 2014 ele conseguiu o papel de outro herói da DC, o Eléktron, no chamado “Arrowverse”, o universo das séries conectadas da DC (“Arrow”, “The Flash”, “Legends of Tomorow” e mais tarde, “Supergirl”).
Como algumas das tramas dessas series envolvia um Multiverso, o ator voltou a interpretar um Superman mais velho, da Terra-96. Tratou-se de uma homenagem ao Superman do ator.

8 – Henry Cavill (2013 – 2022) – O Superman do Snyderverse

Henry Cavill nasceu em Jersey, Inglaterra, no ano de 1983. Da lista é o único interprete do Superman que não é nascido nos EUA. Foi escolhido pelo diretor Zack Snyder não somente para estrelar os filmes solo do Superman como participar dos filmes da Liga da Justiça.
Quando foi anunciado, os fãs adoraram, pois Cavill parece uma cópia física do herói dos quadrinhos. Bom ator, carismático, tinha tudo para rivalizar com o Superman de Christopher Reeve.

Porém devido a escolhas infelizes de Snyder para o Universo DC (nossa opinião está aqui) e contratempos com sua agenda de filmes impediram que o Cavill se firmasse no cinema. James Gunn, o novo CEO dos filmes da DC, resolveu reiniciar o universo do zero, com um outro ator para o Superman. Assim o Superman de Cavill despediu-se das telas, apesar do ator ter manifestado desejo de continuar no papel.
9 – Tyler Hoechlin (2016 – 2024) – O Superman oficial do Arrowverse

Tyler Hoechlin nasceu na Califórnia no ano de 1987. O ator é Superman “oficial” do chamado “Arrowverse”.
Estreou na segunda temporada da série da “Supergirl” em 2016. Depois fez participações nas séries do Flash e “Legends os Tomorrow”.
Em 2021, estrelou sua própria série, “Superman & Lois”, focada no cotidiano da família Kent. Nesse programa, Clark e Lois estão casados e tem dois filhos. As histórias misturam as relações familiares e as aventuras do herói, sempre acompanhado por uma Lois Lane ativa e inteligente (como sempre).

10 – David Corenswet (2024 – ….) – A nova escolha

David Corenswet nasceu na Pensilvânia (EUA), em 1993. Foi escolhido pelo novo diretor do universo DC, James Gunn, não somente para estrelar o filme solo do Homem de Aço, mas como para ser o Superman do novo universo DC.
O ator de 1,93 m recentemente mostrou fotos do seu treinamento para ganhar o físico do personagem. E a foto de capa de nosso post, mostra que ao menos na aparência, ganhou pontos com os fãs.
James Gunn já declarou que o Superman que todos esperam é o da esperança, bondoso, solar e otimista, o contrário do Superman sisudo de Snyder.
Vamos aguardar. Para o alto e avante!