Especial “Animações da DC” – parte 1 – Superman

Começamos nosso especial sobre a DC com o primeiro dos super-heróis
Os personagens da DC sempre foram muito bem representados em animações.
Muito disso se deve ao fato que desde a década de 1960 a DC pertence à Warner Bros., um dos gigantes do mundo do entretenimento.
Mas muito antes dessa fusão, animações com personagens desse universo já eram feitas com muita qualidade.
Iniciaremos nosso Especial “Animações da DC” com o Superman (Tribal, ainda não nos acostumamos em dizer “Superman”! Preferimos “Super-Homem”. Mas enfim…).
Vamos lá!
1) Superman – Fleischer Studios (1941-1943)
Trata-se de uma série de 17 curtas-metragens, distribuídos pela Paramount. Nove dessas animações foram produzidas pelo estúdio dos irmãos Fleisher, entre 1941 e 1942. Em 1943, a Paramount comprou o estúdio, mudou nome para Famous Studios, e produziu mais oito animações com o Superman, seguindo o mesmo estilo.
Os roteiros seguiam os temas das primeiras aventuras do herói (vale lembrar que ele foi criado em 1938, ou seja, apenas 3 anos antes dessas animações): há ficção científica, com robôs e cientistas loucos, mas também tramas que envolvem espionagem e catástrofes naturais.
E claro, a presença sempre importante da sua companheira Lois Lane e também do Editor do Planeta Diário, Perry White.
Apesar dos poucos recursos tecnológicos, considerando os padrões de hoje, as animações são divertidas.
O produtor Bruce Timm sempre fez questão de salientar que esses desenhos foram a inspiração para a produção de “Batman – A Série Animada” (1992-1999).
2) Superman – Filmation (1966-1969)

O estúdio Filmation produziu três séries com o Superman.
Em 1966 e 1967, “As Novas Aventuras do Superman” trazia duas aventuras do herói, sendo que uma delas mostrava sua juventude como Superboy.
Particularmente, nós do Super Tribo adoramos essa série, com destaque para a canção-tema (cantada na abertura e instrumental no encerramento, em um jazz muito legal).
Os fãs mais novos podem estranhar o aspecto mais maduro e corpulento do herói, mas ele segue fielmente os quadrinhos da época, principalmente a versão do desenhista principal do personagem, o lendário Curt Swan.

Entre 1967 e 1968, houve uma mudança. O programa passou a ser chamado de “The Superman/Aquaman Hour of Adventure”.
Nesse novo formato, havia uma história do Homem de Aço, seguida de outro episódio com as aventuras do Aquaman.

E havia ainda um terceiro episódio, que trazia histórias do Flash, Lanterna Verde, Gavião Negro e Novos Titãs.
Já em 1968 e 1969, outra mudança, agora com o herói dividindo os episódios com o Batman. Era a chamada “The Batman/Superman Hour”.
3) Superman – Ruby Spears (1988)

O estúdio Ruby Spears produziu uma série que durou apenas uma temporada. Pelo pouco tempo, a rica mitologia do herói não foi apresentada totalmente e poucos personagens conhecidos apareceram.
A série procurou trazer vários elementos dos filmes protagonizados pelo ator Christopher Reeve, desde a aparência do herói até o tema de abertura.
Sobre os personagens, havia o núcleo de sempre, como os Kent, Lois Lane e Jimmy Olsen. Os vilões conhecidos que apareceram foram Lex Luthor, o Parasita e o Galhofeiro.
A Mulher-Maravilha foi a única dos heróis da DC que participou dessa animação, em um episódio.
Uma curiosidade é que a aventura principal era sempre seguida de uma outra história, que tratava de infância e adolescência do herói em Pequenópolis (Smallville).
4) Superman – A Série Animada (1996-2000)

O produtor Bruce Timm vinha de um sucesso estrondoso com “Batman – A Série Animada” e em 1995 resolveu que era hora de expandir o seu universo animado.
A escolha natural foi o “Último Filho de Krypton” e a Warner deu carta branca para Timm e sua equipe trazerem o Superman de volta.
O resultado foi excelente!
Toda a mitologia do herói foi resgatada com muito brilho: uma Lois Lane impecável e destemida, um Luthor inescrupuloso e tramas bem amarradas.

Com uma abordagem mais futurista em relação às histórias do Homem-Morcego, a série carregou na ação e trouxe participações de outros heróis, como Aquaman, Lanterna Verde, Lobo, além do próprio Batman. E ainda apresentou uma das maiores ameaças do Universo DC: o vilão Darkseid.
5) As Minhas Aventuras com o Superman (2023-atualmente)

Trata-se uma divertida releitura das aventuras do Superman, focando principalmente na relação do herói com Lois Lane e Jimmy Olsen.
Os momentos românticos do herói com Lois e amizade fiel de Jimmy são mostrados de uma maneira sincera e cativante.
Com um estilo anime, as histórias trazem temas como solidão, preconceito, manipulação pelas redes sociais e mostram o lado bondoso, por vezes até ingênuo, do jovem Clark, que encontra em Lois e Jimmy a sua base emocional, o seu vínculo com a humanidade.

Se na primeira temporada foram mostrados a chegada de Clark a Metrópolis, a sua relação com seus amigos e seus primeiros dias como Superman, na segunda o pano de fundo é mais denso, pois trata do modo como ele é visto por parte da população, algumas desconfiadas de sua origem alienígena (e não esqueçamos: no fundo, Kal-El é um imigrante!).
Outro ponto a ressaltar são as participações de personagens importantes, alguns totalmente reinventados, como Amanda Waller, Lex Luthor, o Exterminador, Parasita e recentemente Brainiac e Supergirl, que estrearam na segunda temporada.
Especiais
6) Superman – Brainiac Ataca (2006)

Do mesmo universo de “Superman – A Série Animada”, a história é bem legal e traz um confronto do Homem de Aço com dois de seus principais inimigos: Lex Luthor e Brainiac.
Além disso, Clark precisa lidar com seus sentimentos por Lois Lane.
7) A morte do Superman (2007)

Baseado na famosa história em quadrinhos de 1992, o Superman enfrenta Apocalypse, um ser monstruoso e extremamente violento, numa batalha que irá devastar Metrópolis e cuja consequência irá abalar todo o planeta.
8) Superman & Batman: Inimigos Públicos (2009)

Batman e Superman enfrentam uma conspiração planejada por Lex Luthor, que simplesmente se tornou presidente dos EUA.outros
Os dois amigos são declarados inimigos públicos e irão enfrentar uma legião de vilões e até outros heróis, que pretendem caçá-los.
A trama foi lançada nos quadrinhos entre 2003 e 2004 na revista “Superman & Batman”, escrita por Jeph Loeb e desenhada por Ed McGuinness.
A animação representa fielmente a história, que já era muito boa.
9) Superman & Batman – Apocalypse (2010)

A trama mostra Kara Zor-El, a Supergirl, chegando à Terra.
Ela é encontrada por Batman, que avisa o Superman. Na Batcaverna, Clark a reconhece como sua prima, apesar da desconfiança de Bruce.
Com as participações da Mulher-Maravilha, da Grande Barda e do vilão Darkseid, a história é excelente e tem ótimas cenas, principalmente as que se passam em Apokolips.
Também é baseada numa série de histórias publicadas na revista “Superman & Batman”, escritas por Jeph Loeb e desenhadas por Michael Turner, lançadas em 2004.
10) Superman & Shazam: O Retorno do Adão Negro (2010)

Billy Batson se torna o campeão do Mago Shazam e terá de enfrentar o principal adversário do mágico: o poderoso vilão Adão Negro.
Mas ele contará com a ajuda do Superman, que mesmo sendo vulnerável à magia, participa da luta.

Um confronto que envolve três dos seres mais poderosos do Universo DC.
11) Grandes Astros Superman (2011)

A história é baseada na premiada minissérie em quadrinhos “All Star Superman”, escrita por Grant Morrison e desenhada por Frank Quitely, de 2005 a 2008.
A trama começa quando o Superman salva uma tripulação espacial que pretendia pesquisar o Sol. Quando retorna à Terra, o Homem de Aço descobre que suas células foram sobrecarregadas, já que ficou próximo demais da estrela, que é a fonte de todos os seus poderes.

Mas isso não é o pior: por causa disso, o herói recebe a notícia de que terá apenas mais um ano de vida. Mais tarde, ele descobre que tudo isso foi planejado por Lex Luthor.
A partir daí, Clark refletirá sobre a sua vida e tomará decisões que terão impacto não só para aqueles em sua volta e mas também para o planeta.
12) Superman Contra a Elite (2012)

O Superman enfrenta um novo grupo de heróis, a Elite, que adota métodos violentos para fazer justiça e lidar com os vilões.
Parte da opinião pública passar a apoiar os novos heróis, liderados pelo “ousado” Manchester Black, e questionar o modo “antiquado” do Homem de Aço.
A partir daí, haverá toda uma questão moral sobre o conceito de heroísmo.

A trama foi baseada na elogiada história em quadrinhos de 2001, escrita por Joe Kelly e desenhada pelo excelente Doug Mahnke.
13) Superman – Sem Limites (2013)
Superman e Supergirl enfrentam Brainiac, que se mostra uma ameaça capaz de destruir o mundo. Além disso, Clark toma decisões importantes sobre seu relacionamento com Lois Lane.

Baseadas no arco de histórias “Superman: Brainiac”, de 2008, escrito por Geoff Johns e desenhado por Gary Frank.
14) A Morte do Superman (2018)

Nova adaptação da famosa história, agora se passando no chamado Universo de Filmes de Animação da DC Comics (UFADC), série de desenhos inaugurada em 2013 e baseada nos Novos 52, a linha editorial que a DC seguia naquele momento nos quadrinhos.
A única diferença em relação a animação de 2007 é a participação da Liga da Justiça, que mesmo sendo muito poderosa, não consegue deter a ameaça do monstro psicopata.

15) O Reino do Superman (2019)

É a continuação da “A Morte do Superman” de 2018, com as consequências do falecimento do Homem de Aço.
Baseada nas histórias em quadrinhos publicadas em 2003.
16) Superman: O Homem do Amanhã (2020)

A DC inaugura seu “Tomorrowverse”, linha de animações que substitui o Universo de Filmes de Animação da DC Comics (UFADC).
Agora tudo tem um novo início e na história temos um inexperiente Superman, que está em seus primeiros anos como super-herói.

Com a ajuda do Caçador de Marte, ele tentará encontrar seu lugar nesse novo mundo, aprendendo a lidar com seus poderes e com a desconfiança das pessoas, por ser alienígena.
17) Superman: Entre a Foice e o Martelo (2020)

O que aconteceria se o foguete que trouxe o pequeno Kal-EL de Krypton, ao invés de pousar numa área rural dos EUA, caísse na antiga União Soviética durante a Guerra Fria?
Essa é a premissa dessa história, que reinventa toda a mitologia do herói em um novo contexto politico e social.

Uma história interessante e que conta com as participações mais que especiais da Mulher-Maravilha e do Batman, também reinventados nesse universo.
Foi baseada na elogiada minissérie “Superman: Entre a Foice e o Martelo”, de 2003, escrita pelo ótimo Mark Millar e desenhada por Dave Johnson.
E aí, Tribal? Gostou do nosso dossiê?
Sabemos que o Superman foi parte do elenco principal das várias versões animadas da Liga da Justiça. Mas as animações do grupo serão tema da Parte 3 desse especial.
Algumas dessas animações podem ser encontradas no Youtube enquanto outras estão disponíveis nos streamings Max e Prime Vídeo.
Confira!