Os coadjuvantes mais famosos da cultura pop!

Os coadjuvantes mais famosos da cultura pop!

Os parceiros e ajudantes que são tão importantes quantos os personagens principais

Eles não são os personagens principais de suas histórias e seus nomes não aparecem nos créditos, mas sem eles podemos dizer com certeza que as tramas não teriam a mesma graça.

Afinal, com quem o personagem principal iria conversar? Quem iria ajudá-lo? Ou, em outros casos, quem traria confusão à vida do protagonista?

Pois listamos alguns dos principais coadjuvantes da cultura pop.

Vamos lá.

1) Doutor John Watson

O Watson dos filmes (Jude Law) e o Watson da série (Martin Freeman): parceiros divertidos

O médico John Watson é o companheiro de aventuras de Sherlock Holmes e seu melhor amigo.

Holmes (Benedict Cumberbatch) e Watson da série “Sherlock”: uma fantástica adaptação dos lendários personagens

Mas não é só isso: nas histórias ele registra por escrito as aventuras do detetive, sendo ao mesmo tempo cronista e biógrafo do amigo.

Como ex-soldado, Watson é excelente atirador, habilidade que não somente os auxilia nos casos, mas que também muitas vezes salva a vida de Sherlock.

Watson e Sherlock (Robert Downey Jr.): por enquanto, duas ótimas aventuras no cinema

A bem da verdade, Watson teria até uma outra função: ele serve como se fosse um de nós dentro das tramas, tentando acompanhar o raciocínio lógico de Holmes.

2) Robin

O Menino-Prodígio é o mais famoso parceiro dos quadrinhos

Dick Grayson, o Robin, estreou em 1940. Segundo a história, o personagem foi criado porque os roteiristas precisavam de alguém com quem Batman, um personagem solitário, pudesse dialogar.

A versão clássica da Dupla Dinâmica

O personagem é filho adotivo de Bruce Wayne e se tornou seu parceiro de combate ao crime.

Ao longo das décadas, “Batman e Robin” virou sinônimo de parceria e o personagem foi representado em várias mídias além dos quadrinhos, como animações, séries de tv e cinema.

Na década de 1980 adotou o nome de Asa Noturna, mas ainda permanece como um aliado fiel do Homem-Morcego.

Em muitas ocasiões, Dick assumiu o manto de Batman quando Bruce Wayne estava ausente ou impossibilitado de atuar.

Outros personagens foram o Robin ao longo do tempo, mas Grayson sempre será o primeiro e o mais popular.

3) Barney Rubble

Barney é o amigo nas horas boas e nas ruins, principalmente por conta dos planos de Fred

Barney Rubble é vizinho de Fred Flintstone e seu melhor amigo. Muitas vezes serve de cúmplice nos planos de Fred e acaba se dando mal por causa disso.

Ele possui temperamento oposto ao de Fred. Enquanto o amigo é ambicioso, egoísta e costuma mentir para atingir seus objetivos, Barney é ingênuo e modesto.

Muitas vezes Fred mente para Vilma, sua esposa, para jogar boliche: adivinha quem vai nessa barca

O interessante é que mesmo sabendo das mancadas do amigo, ele permanece fiel, pois no fundo sabe que Fred tem um bom coração.

4) Patrick Estrela

Apesar de não ser muito inteligente, Patrick é amigo até debaixo d’água

Patrick Estrela é o vizinho e amigo leal do Bob Esponja. Ingênuo, não muito inteligente e infantil, é um dos maiores incentivadores das façanhas do amigo (que também não é um primor de sagacidade).

Você consegue imaginar a Fenda do Biquini sem Patrick?

É responsável por vários momentos hilários da série e é impossível imaginar as presepadas de Bob Esponja sem a presença de Patrick.

5) Luigi

Luigi é o irmão gêmeo que veio dois anos depois para marcar a franquia

Luigi é irmão gêmeo de Mario e seu fiel companheiro. Enquanto Mario foi criado em 1981, Luigi surgiu em 1983.

Ele não é a cara oficial da série, que nasceu dos games e se estendeu para desenhos e filmes, mas é fundamental para os fãs dos personagens.

Luigi é realmente um brother

Em qualquer coisa que trate de Super Mario Bros.as mais diversas mídias, cosplayers, festas à fantasia, entre outras – é impossivel o fã não se deparar com a dupla.

6) Tonto

O ator Jay Silverheels, na série de tv que durou de 1949 a 1957

O índigena Tonto é o parceiro fiel de John Reid, ex-Ranger que se torna o justiceiro chamado de O Cavaleiro Solitário (“The Longe Ranger”, no original em inglês), no Velho Oeste.

Os dois personagens foram criados para uma série de rádio pelos produtores Fran Striker e George W. Trendle, em 1933.

Na versão mais conhecida da história de origem dos personagens, John Reid era um Ranger que foi traído por um companheiro desonesto e ao sofrer uma emboscada, é deixado para morrer.

Mas ele é encontrado por Tonto, que o salva.

O sucesso foi tanto que eles migraram para diversas mídias como quadrinhos, animações, séries de tv e vários filmes.

Tonto e o Cavaleiro Solitário (Clayton Moore): personagens clássicos

O mais recentemente filme com os heróis foi feito em 2013, com Johnny Deep interpretando Tonto.

Johnny Deep fez um Tonto um pouco diferente das versões clássicas

Apesar do significado do nome do personagem não ser muito lisonjeiro em português, ele foi mantido no Brasil desde sua estreia e permanece até hoje.

7) Salsicha

“Scooby Doo, cadê você meu filho?”

Você conhece Norville Rogers? Sim, é o nosso querido Salsicha!

O dono do Scooby Doo forma com seu cão uma das duplas mais queridas dos desenhos animados!

Sempre colocados numa fria pelos planos do seu amigo Fred (“eu e as meninas vamos por aqui, Salsicha e Scooby vão por ali”), eles conseguem por vias tortas e sem querer capturar os falsos fantasmas, que são os vilões da série desde que esta estreou em 1969.

Uma das duplas mais divertidas dos desenhos

O mais interessante é que Scooby Doo foi o último personagem a ser criado para a animação e isso aconteceu porque os produtores entenderam que a turma precisava de um mascote. E para diferenciar de outros desenhos da época, decidiram que ele seria o personagem principal.

Como o dono do cão escolheram Salsicha, e a partir daí foi criada uma dinâmica memorável, pois ambos possuem características semelhantes: medrosos, comilões, estabanados, porém muito criativos para escapar dos “fantasmas” investigados pela Mistério S/A.

8) Richie Foley

Richie decide ser super-herói para ajudar Virgil

Richie é o melhor amigo de Virgil Hawkins, o Super Choque.

Amigos de escola, os dois possuem muitas coisas em comum, como serem fãs de quadrinhos, basquete e rap.

Inteligente e totalmente nerd, ele se torna o parceiro do seu amigo super-herói, construindo um equipamento de alta tecnologia para ajudar nas batalhas.

A dupla inseparável ajudou até a Liga da Justiça

O Super-Choque surgiu nos quadrinhos em 1993 e estreou sua série animada no ano 2000.

A curiosidade é que Richie foi criado somente para a animação. Mas a parceria se tornou um sucesso imenso, com ambos participando de um episódio com a Liga da Justiça.

9) Muttley

A risadinha que se tornou até um meme

Muttley é um dos mais engraçados parceiros da cultura pop.

Ele e seu dono, Dick Vigarista, foram criados em 1968 pelo desenhista Iwao Takamoto – um dos mais importantes dos Estúdios Hanna-Barbera – para “A Corrida Maluca”, desenho que se tornou um verdadeiro clássico.

Um ano depois, a dupla iria estrelar outra animação de sucesso, chamada “Máquinas Voadoras”, onde tinha a missão de capturar um pombo-correio.

Muttley adora quando Dick Vigarista não se dá bem

Apesar de ser cúmplice nas trapaças de Dick Vigarista, Muttley não é dos parceiros mais confiáveis, pois é justamente quando seu dono se dá mal que ele solta a sua famosa risadinha sarcástica.

Uma outra característica marcante do personagem é resmungar quando é contrariado.

10) Ron Stoppable

Ron com seu confidente Rufus

Ron Stoppable é o verdadeiro nerd atrapalhado que tem como confidente seu animal de estimação, uma toupeira chamada Rufus.

Mas sua vida está longe de ser um tédio, porque sua vizinha e amiga de escola é simplesmente Kim Possible, uma adolescente que é uma superagente que vive salvando o mundo quando não está estudando e curtindo a vida.

Kim tem que salvar o mundo com a ajuda de Ron

Os dois parceiros não poderiam ser mais diferentes: enquanto Kim é destemida, excelente em artes marciais e decidida, Ron é desengonçado e inocente.

Se no início entre os dois havia apenas uma forte amizade, com o passar do tempo Ron descobre estar apaixonado por Kim.

Logo os dois serão mais do que amigos.

Essa dupla estrelou uma série animada, duas animações especiais e um filme live-action.

11) Kato

Você conhece? É ele: Bruce Lee!

O Besouro Verde foi um personagem criado para o rádio em 1936, por Fran Striker e George W. Trendle, os mesmos autores de O Cavaleiro Solitário e Tonto, citados nesse especial.

O Besouro é Britt Reid, dono do jornal “Sentinela Diária“. Nas noites ele combate o crime como o justiceiro mascarado conhecido como Besouro Verde, e para isso ele conta com o auxílio do seu motorista e parceiro Kato, um excepcional lutador de artes marciais.

Apesar de Reid ser bom no combate corpo a corpo e usar armas especiais, é Kato que muitas vezes rouba a cena, ajudando e muito seu amigo com sua perícia em lutas.

Com o “Beleza Negra”, um carro superequipado, os dois enfrentam gangues, mafiosos e são perseguidos pela polícia, que os considera criminosos.

Além do rádio, os personagens estiveram presentes em quadrinhos e ficaram famosos mundialmente por causa da série de tv produzida em 1966.

Em 2011 foi lançado um filme que infelizmente não conseguiu ter um grande sucesso.

O Besouro é bom, mas pode contar com o excelente Kato

O “Besouro Verde” foi idealizado pelos menos produtores de “Batman”, a série de Adam West e apresentou como Kato aquele que se tornaria uma das maiores estrelas de filmes de artes marciais de todos os tempos: Bruce Lee.

Uma curiosidade sobre o Besouro Verde é que os seus criadores estabeleceram uma conexão interessante entre seus dois famosos personagens, com Britt Reid sendo considerado sobrinho-neto de John Reid, o Cavaleiro Solitário.

E isso aí, Tribal! Em breve faremos mais especiais com personagens queridos da cultura pop!

Czar

Salve, Tribais de todo o planeta, de todos os universos! Sou o Czar, conhecido também como César. Sou professor, pai da Mariana e amante de quadrinhos desde os 9 anos de idade. Amo a DC, amo a Marvel. Viajo pelo espaço com a Enterprise e com ela tento destruir a Estrela da Morte. Com meu chapéu fedora e meu chicote, ando a mil por hora no meu Aston Martin.